Terça-feira, 18 de março de 2025
informe o texto

Notícias Judiciário

PROGRAMA VERDE NOVO

Arborização em Cuiabá: Programa Verde Novo promove plantio de mudas no Parque da Família

A iniciativa atraiu dezenas de pessoas, entre colaboradores do TJMT e da Unicred, suas famílias e moradores do entorno.

Celly Silva

18/02/2025 - 13:29 | Atualizada em 18/02/2025 - 13:40

Arborização em Cuiabá: Programa Verde Novo promove plantio de mudas no Parque da Família

Foto: Josi Dias

O Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, liderado pelo desembargador Rodrigo Curvo, está mudando a paisagem do Parque da Família, em Cuiabá. Nos últimos três anos, de um local com pouca arborização, ele começa a se tornar um espaço com pequenas árvores, que já começam a dar sombra, frutas e a atrair pássaros. No último sábado (15 de fevereiro), em uma parceria com a instituição financeira cooperativa Unicred, foi realizado o plantio de 500 mudas de árvores frutíferas e nativas do Cerrado e distribuição de outras 100 mudas a quem passou por lá. A iniciativa atraiu dezenas de pessoas, entre colaboradores do TJMT e da Unicred, suas famílias e moradores do entorno.
“Essa é a terceira vez que comparecemos ao Parque da Família. A gente tem tentado mudar o perfil do parque, que é um parque com pouca arborização. E temos conseguido. A gente já olha aqui as mudas que plantamos na primeira ação, na segunda ação... E hoje nós vamos colocar aqui mais 500 mudas. A ideia é que esse espaço fique mais aconchegante, mais agradável, mais fresco para a população poder frequentá-lo durante o dia e ter um pouco mais de qualidade de vida”, afirma o coordenador do Programa Verde Novo, Sérgio Savioli.
Para o presidente da Unicred Mato Grosso, Ronivaldo Lemos, a ação de responsabilidade socioambiental, visando o cuidado com a comunidade, é um dos pilares do cooperativismo. “Quando a gente faz um movimento como este, com um parceiro sério como este e a gente consegue atenuar o que nós temos feito com o meio ambiente, isso é um prazer, isso é uma obrigação de uma instituição financeira e cooperativista que olha para a sua comunidade”, afirma.
O executivo destaca ainda a satisfação em ver a quantidade de pessoas da instituição que aderiram ao plantio. “O gratificante é isso: quem está aqui hoje não veio por obrigação ou porque foi convocado. Foram convidados. Então essa cultura cooperativista realmente está no sangue também dos nossos colaboradores”.
Um dos colaboradores da Unicred que compareceu ao plantio no Parque da Família foi o assessor de negócios Tiago da Silva Barbosa, que levou consigo a esposa, Muriel Cândido, e o filho, Gustavo, de 4 anos. “A cooperativa sempre tem fomentado isso, tem trabalhado a questão do plantio de árvores, de cuidar do meio ambiente, a neutralização dos gases do planeta, controlando a questão da poluição e eu me preocupo com isso. Tenho dois filhos pequenos, então, é extremamente importante que a gente se preocupe com o futuro das próximas gerações. E essa árvore plantada aqui não vai servir só pra mim, mas também para as próximas gerações. Então acho superválida a iniciativa. É um orgulho imenso fazer parte da cooperativa e deste momento aqui hoje”, disse.
O Programa Verde Novo, idealizado pelo desembargador Rodrigo Curvo, em 2017, busca colocar em prática o que diz a Constituição Federal sobre o meio ambiente: que o cuidado é responsabilidade de todos, tanto do Poder Público quanto da sociedade, seja ela composta por pessoas ou instituições. “Quando nós trazemos o Poder Público em conjunto com a iniciativa privada e voluntários para uma ação de plantio, nós estamos abraçando todo esse escopo de responsabilidade ambiental. A parceria com a Unicred é de primeira hora e com isso nós temos a presença do Poder Público, temos a responsabilidade ambiental de todos, temos o comparecimento de voluntários. E isso é importante justamente porque a iniciativa privada consegue entender e exercer a sua participação social e ambiental, o Poder Público consegue exercer o seu papel e as pessoas que comparecem ao plantio conseguem se sentir um pouco mais próximas da coisa pública”, avalia o desembargador Rodrigo Curvo.
Todas as ações de plantio do Programa Verde novo contam com a orientação da engenheira florestal Rosiane Carnaíba, que faz a seleção de mudas, ensina as pessoas a forma correta de plantar e explica os benefícios da arborização. “Principalmente para Cuiabá, o benefício maior é o sombreamento. Nós precisamos de muito mais árvores plantadas para conseguir fazer com que essa temperatura diminua. Então, nós vamos fazer um plantio bem denso, com muitas árvores adensadas para que esse microclima no parque se torne bem agradável e traga um sombreamento para as pessoas que vão circular aqui pelo parque”.
Como participar
Para participar do programa de arborização, o cidadão ou instituição pode entrar em contato com o Verde Novo pelo e-mail verdenovo@tjmt.jus.br ou pelo ZapMudas (65) 3648-6879 e solicitar uma distribuição gratuita ou o plantio de mudas de árvores em terrenos, jardins e outros espaços públicos. Interessados em se voluntariar também podem fazer seu cadastro pelo site do Verde Novo, neste link

 
 
Sitevip Internet