Quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
informe o texto

Notícias Turismo

Pantanal

Sedec e Marinha promovem capacitação para piloteiros no Pantanal

Curso de Formação de Aquaviários fortalece o turismo e aumenta a segurança na navegação em Poconé

Débora Siqueira | Assessoria/Sedec

29/11/2024 - 11:13 | Atualizada em 29/11/2024 - 11:25

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Adjunta de Turismo e em parceria com a Marinha do Brasil, promove uma capacitação para cerca de 20 piloteiros de barco no Pantanal, em Poconé (a 104 km de Cuiabá).

Trata-se do Curso de Formação de Aquaviários e Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas, iniciativa que visa fortalecer o turismo seguro e qualificado na região. A capacitação teve início na última segunda-feira (25.11) e tem encerramento previsto para 10 de dezembro.

A capacitação, que tem uma carga horária de 90 horas entre aulas teóricas e práticas, aborda temas como liderança, primeiros socorros, segurança da navegação, legislação ambiental, procedimentos de emergência, combate a incêndios e entre outros.

O curso é ministrado por técnicos do ensino profissional marítimo da Capitania Fluvial de Mato Grosso, com o objetivo de garantir que os piloteiros estejam aptos a operar com excelência e segurança no transporte de turistas.

Para a coordenadora de Estruturação e Qualificação da Secretaria Adjunta de Turismo, Aline Fonseca, um dos maiores desafios está na formação das turmas devido à extensa documentação necessária e à carga horária exigida.

“Conseguir o cumprimento da jornada mínima desses profissionais é muito difícil, pois precisam se ausentar das atividades por quase 15 dias para se dedicar à qualificação e, na maioria das vezes, eles são os provedores em casa", destacou.

Para ela, os resultados positivos da parceria com a Marinha do Brasil buscam melhorar a qualidade dos serviços turísticos e minimizar incidentes em atrativos naturais do estado.

Piloteiro há 13 anos em Poconé, Sérgio Fernando da Silva é um dos participantes do curso. Ele avalia a capacitação como essencial para o desenvolvimento profissional e para a segurança dos turistas.

“Ajuda a melhorar o meu currículo, passa mais segurança para os meus clientes turistas e aproveito as oportunidades que o turismo de Poconé pode oferecer. Se houver novas qualificações, com certeza, quero participar”, afirmou Sérgio.

 
Sitevip Internet