Fernanda Nazário
29/09/2024 - 11:52
Um grupo de aproximadamente 60 estudantes do Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande participaram, nesta sexta-feira (27.09), da Olimpíada Nacional Feminina de Química (Quimeninas). A competição é destinada a meninas regularmente matriculadas do 9º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio de todo o Brasil. A disputa incentiva a participação ativa das mulheres no universo da ciência e tecnologia.
A prova foi realizada de forma online, com 25 questões objetivas respondidas em 2 horas. A olimpíada é dividida em duas modalidades: a modalidade A, com uma prova para alunas do 9º e 1º anos, e a modalidade B, para discentes do 2º ano.
Rafaela Franco, do 1º ano de Mecatrônica, confessa que achou a prova difícil, mas tem expectativa de boas notas. “Estou esperançosa. É uma prova importante para o nosso futuro, e ela ainda ajuda a potencializar o currículo escolar”, acredita Rafaela. Sofia Monteiro, do 1º ano do itinerário de Ciências da Natureza, também teve dificuldades na prova, mas conseguiu concluir as questões. “Ainda bem que caiu alguns conteúdos que estudamos”, conta a jovem.
Orgulhosa de sua turma, a professora de Ciências da Natureza do Sesi Escola VG, Naiara Gonçalves, realizou uma verdadeira imersão no conteúdo com as estudantes dois dias antes da olimpíada, além de trabalhar o tema constantemente em sala de aula. “As meninas são inteligentes e talentosas. A área de ciência também é lugar para elas, e nós incentivamos isso diariamente, repetidas vezes. Elas se dedicaram, e acredito que teremos bons resultados”, diz Naiara.
Para a coordenadora pedagógica do ensino médio do Sesi Escola Cuiabá, Heloisa Borges, a participação da garotada na competição é fundamental no processo de aprendizagem. “É um desafio para elas e estimula uma aprendizagem mais robusta, focada e transformadora. Fizemos algumas aulas intensivas para esclarecer as dúvidas e massificar o assunto de maneira que as deixassem confiantes nas respostas”, explica Heloisa.
As alunas com as melhores pontuações serão premiadas com medalhas de ouro, prata ou bronze. Quem acertar mais de 50% das questões receberá um certificado com menção honrosa. A solenidade de premiação será no dia 06 de novembro de 2024, em Salvador, na Bahia.
O projeto “Quimeninas” foi criado pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química e busca incentivar a participação do público feminino na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), bem como aumentar o número de meninas medalhistas em nível nacional e internacional, identificando talentos femininos na Química e incentivando o ingresso em universidades nas áreas científica, tecnológica, de engenharia, entre outras.
08:39
08:37
08:34
08:32
08:30