Terça-feira, 21 de maio de 2024
informe o texto

Notícias Política

GOVERNO DIGITAL

Seplag discute serviços públicos inteligentes para uma sociedade digitalmente conectada à cidadania

Durante evento, foi assinado um Termo de Colaboração entre o Governo de Mato Grosso e Sebrae

Dayanne Santana e Inácio de Paula | Seplag MT

12/04/2024 - 11:26

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), realizou o evento MT 4.0: uma sociedade conectada, nesta quinta-feira (11.04), no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). Gestores estaduais e especialistas debateram os rumos da administração pública estadual por meio de palestras, painéis e mesas redondas. O evento reuniu cerca de 400 pessoas.

Durante a abertura do evento, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, falou dos investimentos do Governo de Mato Grosso em serviços digitais, que geram eficiência e economia, melhorando o atendimento da população mato-grossense. No ranking de 2023 da Associação Brasileira de Entidades Estaduais (Abep-TI), o Governo de MT aparece com o conceito Muito Bom referente ao crescimento de ofertas de serviços digitais.

“Só de 2019 a 2023, a atual gestão investiu R$638 milhões em Tecnologia da Informação, superando os investimentos realizados por gestões anteriores no período de 2009 a 2018, que registraram R$630 milhões”, informou o secretário.

Neste sentido, o Governo de Mato Grosso e o Sebrae MT assinaram um Termo de Colaboração, que visa implementar ações para o avanço do Programa do Governo Digital, fomentando o intraempreendedorismo e a inovação em práticas públicas, com ênfase nas temáticas de sustentabilidade, transformação digital, compras públicas, atendimento ao usuário e eficiência.
 
Termo de Colaboração impulsiona ações da Agenda Estratégica Digital (2023-2027)
Créditos: Michel Alvim/Secom-MT

 
Basílio ressaltou a importância desse diálogo com o Sebrae para potencializar as atividades de intraempreendedorismo na administração pública estadual. “O Sebrae tem o know-how para acelerar a transformação digital e, em posse dessas competências, os servidores públicos estarão melhores preparados para inovar nas suas áreas de atuação”, destaca.  O secretário explicou que no setor público o lucro do empreendedorismo é o bem comum. 

A diretora superintendente do Sebrae em Mato Grosso, Lélia Brun, afirma que o termo de colaboração com o Governo de Mato Grosso é um marco para a instituição. "É a primeira vez que o Sebrae implementa essa ação com o Governo. Acreditamos que, à medida que todas as iniciativas estabelecidas no programa forem efetivadas, certamente, quem ganhará é a sociedade, com agilidade e excelência na entrega dos serviços ofertados pelo Governo".

Transformação digital
 
Após a abertura oficial do evento, o público acompanhou a palestra do especialista em Gestão Pública e Inovação, Guto Ferreira, que falou sobre a alta performance na gestão pública.

"Nós que estamos em Brasília temos Mato Grosso como grande case nacional em governo e transformação digital. É um Estado voltado majoritariamente para o agronegócio e que agora também se destaca pela transformação digital no Governo. O impacto disso vai desde a própria transformação natural de acesso a serviços digitalizados ao cidadão até a oportunização de novos trabalhos na administração pública”, destaca Ferreira.

Palestra do especialista em Gestão Pública e Inovação, Guto Ferreira
Créditos: Michel Alvim/Secom-MT
 
Ainda no período da manhã, foi realizada a palestra magna com Rodrigo Fernandes, gerente regional do Centro-Oeste para setor público da Google Cloud, que abordou o tema "Impacto da Inteligência Artificial no Governo de MT".

Também palestraram o secretário de Educação (Seduc), Alan Porto, a adjunta da Contadoria Geral do Estado (Sace-Sefaz), Anésia Batista. Além do superintendente do Governo Digital e Inovação em Práticas Públicas da Seplag, Washington da Silva, e os diretores de Relacionamento com Cliente e de Tecnologia da Informação e Comunicação da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), respectivamente, Paulo Macedo e Sócrates de Barros.

De acordo com o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, Sandro Brandão, o evento demonstra como o movimento digital pode ser um potencializador de políticas públicas. “Temos trabalhado para entregar serviços com eficiência para a população. Um exemplo é o aplicativo MT Cidadão que concentra mais de 600 serviços”, exemplifica o adjunto.

O evento contou com a participação do secretário-chefe de Gabinete do Governador, tenente-coronel PM Jordan Espíndola dos Santos, do secretário adjunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Seciteci-MT, Rodrigo Bruno Zanin, e do representante do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Xavier.
 
 
Sitevip Internet