Tiago Ferreira
15/05/2026 - 09:55 | Atualizada em 17/05/2026 - 17:10
O deputado federal Fabio Garcia (União) manifestou-se nesta sexta-feira (15) sobre as recentes investigações da Polícia Federal que têm como alvo o senador e ex-ministro Ciro Nogueira (PP). Em Brasília, onde reassumiu seu mandato na Câmara Federal após deixar a Casa Civil de Mato Grosso em abril, Garcia defendeu que o rigor da lei deve ser aplicado a qualquer agente público, independentemente do cargo ou influência política.
A declaração surge após novos desdobramentos de inquéritos que apuram supostos esquemas de corrupção e crimes contra a administração pública. Questionado sobre o impacto das suspeitas que recaem sobre Nogueira, Fabio Garcia manteve uma postura de defesa das instituições de controle, afirmando que a transparência é fundamental para a saúde da democracia brasileira.
"A lei deve ser igual para todos, do cidadão comum ao senador. Se a Polícia Federal apresentar provas contundentes e a Justiça comprovar que houve qualquer tipo de desvio, a punição deve ser aplicada. Ninguém está acima das instituições", declarou o parlamentar mato-grossense. Garcia ponderou, contudo, que é necessário aguardar a conclusão das investigações e garantir o direito à ampla defesa, evitando julgamentos precipitados antes do trânsito em julgado.
A fala de Fabio Garcia reflete o posicionamento de uma ala do Congresso que busca dissociar a imagem de Mato Grosso de escândalos nacionais, focando em uma agenda de responsabilidade fiscal e combate à impunidade. O caso envolvendo Ciro Nogueira segue sob sigilo em partes do processo, e a manifestação de Garcia sinaliza que a bancada de Mato Grosso acompanhará de perto os desdobramentos éticos e jurídicos no Senado Federal.
15/06/2026 - 10:07
15/06/2026 - 10:04
15/06/2026 - 10:03
15/06/2026 - 10:02
15/06/2026 - 10:01