08/03/2024 - 08:30 | Atualizado em 09/03/2024 - 08:30
Quando falamos em “Imagem Pessoal”, fala-se de comunicação não verbal. O tempo todo nos comunicamos: o gestual, a postura, as expressões faciais e também a nossa vestimenta falam muito mais por nós do que nossas palavras.
De acordo com estudos sobre a primeira impressão, a imagem é composta por 55% aparência; 38% do modo de falar – incluindo entonação, altura e velocidade da voz – e apenas 7% do conteúdo.
No livro Qual é a sua Imagem, mostra o quanto as primeiras impressões são importantes para fortalecer relações na vida profissional ou pessoal. A imagem serve como uma das principais ferramentas para se alcançar algum objetivo com sucesso.
Já parou para pensar em até que ponto as primeiras impressões podem ser determinantes? Uma das ferramentas para comunicar a nossa marca pessoal é a nossa imagem. Temos uma fração de segundos para criar uma boa primeira impressão, e a forma como nos vestimos, como cuidamos do visual e escolhemos os acessórios, diz muito mais do que imaginamos.
Você nunca tem uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão. É através da imagem pessoal que mostramos a nossa autovalorização, o que é importante para nós, a importância que damos aos pormenores e o respeito pelos outros. Uma imagem bem cuidada aumenta a nossa autoconfiança e simultaneamente contribui para uma maior confiança que as pessoas têm em nós.
Quando trabalhamos com a consultoria de imagem de modo sério e aprofundado, compreendemos o quanto esses estudos têm valor e são reais. É incrível perceber e comprovar que o que vemos acontecer no processo do cliente tem respaldo de estudos de diferentes áreas. A consultoria reforça que “A nossa postura diz muito sobre a sensação de poder que temos ou não”, isso que a psicóloga e professora da Universidade de Harvard, Amy Cuddy, defendeu durante palestra no HSM, em São Paulo.
O corpo é a nossa ferramenta de comunicação pessoal! Daí a importância da Consultoria de Imagem no desenrolar de todo este processo de aprendizagem e posicionamento que o marketing pessoal se responsabiliza trazendo outras estratégias.
Você precisa SER para VESTIR, é a porta que abrimos aos outros para mostrar quem somos e o que queremos. Veja por exemplo o caso do Presidente dos Estados Unidos Donald Trump, com o uso de um acessório muito simples, como é o caso da cor da gravata vermelha e o impacto que ela tem na imagem, foi escolhida criteriosamente tendo em conta a mensagem que se quer passar e a percepção que se pretende dos eleitores. No caso dele, uma gravata vermelha que simboliza poder, domínio e autoridade. É a sua imagem de marca.
O mundo está mudando e o jeito de se trabalhar e se comportar também, estar atento a essência da pessoa ou empresa, as necessidades e a visibilidade da imagem, aponta o diferencial, e a Consultora de Imagem e Estilo oferece esse trabalho personalizado com resultados rápidos, eficazes e às vezes impactantes.
A imagem marca e o marketing pessoal consolida essa marca!
Tatiane Salles é Especializada em Comunicação e Imagem Pessoal, consultora de imagem e estilo formada pela escola de Paris, Ecole Supérieure de Relooking. Representante da FIPI em Mato Grosso (Federação Internacional de Profissionais de Imagem com sede em Londres), escritora, estrategista, mentora, palestrante e jornalista.
11:35
11:23
11:18
11:15
11:09